Harmonização
Facial
Dr. Leila Crisigiovani
CRM-PR 27688
A Dra. Leila atende otorrinolaringologia, com foco principal em rinologia e harmonização facial. Realiza vários procedimentos dentre os quais: adenoamigdalectomia, adenoidectomia, amigdalectomia, turbinectomia, septoplastia, cirurgias endoscópicas nasais, colocação de tubos de ventilação, lobuloplastias, otoplastias, aplicação de toxina botulínica, preenchimentos faciais, skinbooster (ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e/ou ácido polilático), microagulhamento, fios de sustentação e de estimulação de colágeno, mesoterapia, biopsias, pequenas cirurgias e peelings químicos e abrasivos.
Procedimentos
Harmonização facial tem o objetivo de deixar o rosto harmônico através de procedimentos estéticos não cirúrgicos, ou seja, sem cirurgia e sem período de afastamento para a recuperação.
PREENCHIMENTOS
TOXINA
BOTULÍNICA
SKINBOOSTER
FIOS DE
SUSTENTAÇÃO
SCULPTRA
MICRO-
AGULHAMENTO
MESOTERAPIA
RADIESSE
LOBULOPLASTIA
Preenchimentos
O preenchimento facial é um procedimento para o embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. Os preenchedores faciais podem ser utilizados para restaurar o volume dos lábios, corrigir pequenos defeitos e cicatrizes, amenizar bolsas subpalpebrais e sulcos abaixo dos olhos, amenizar sulco nasogeniano ou bigode chinês, arrebitar o nariz, firmar o lóbulo da orelha, aumentar o queixo e redefinir o contorno da face.
Com o passar dos anos, é normal que a pele do rosto comece a apresentar sinais de envelhecimento. Isso acontece pois ela se torna mais fina, com menos turgor e elasticidade. Para solucionar esses efeitos do tempo, as pessoas acabam procurando pelo preenchimento facial. Mas muitas pessoas acabam confundindo esse procedimento com a toxina botulínica, porém eles não são a mesma coisa.
O preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios e outros contornos do rosto. O ácido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele.
O preenchimento facial deve ser realizado em consultórios e clínicas especializadas, por profissionais capacitados. O procedimento será realizado com anestesia local ou tópica, com cânulas e agulhas. A aplicação pode ser realizada na derme profunda e até no tecido subcutâneo, por esse motivo é muito importante que você converse com o especialista que irá realizar o preenchimento e tire todas as suas dúvidas sobre como será realizado o procedimento.
Preenchimento de Olheiras
As olheiras são causadas por um conjunto de fatores, principalmente pela densidade da vascularização local e pela quantidade de pigmento da pele, a melanina. Além disso, podem-se formar sulcos na região periocular, que causam um efeito de sombra e pioram a aparência das olheiras. O preenchimento de olheiras com ácido hialurônico é indicado para mulheres e homens adultos nos casos em que o sulco abaixo dos olhos prejudica a harmonia facial e incomoda o paciente.
Preenchimento Nasogeniano
O sulco nasogeniano, popularmente conhecido como “bigode chinês” é caracterizado como depressões (ou ranhuras) presentes entre o nariz e a boca, sendo marcas mais profundas que as rugas de expressão. Eles ocorrem devido à contração muscular, ação da gravidade e do envelhecimento. A formação destes é bastante comum, sendo provocado, principalmente, por movimentos que fazemos ao sorrir. O preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para a correção de sulcos, rugas e cicatrizes.
Preenchimento de Mento
É muito comum que os pacientes apresentem o queixo recessivo no perfil. O preenchimento dérmico pode ser injetado para fazer um queixo com maior projeção. Algumas pessoas nascem com um ótimo perfil, incluindo um queixo bem projetado, e outras nascem com queixos subdesenvolvidos ou recessivos, cuja aparência poderia ser melhorada. Para aqueles que não nasceram com o queixo perfeito, em muitos casos podemos apenas preenchê-los para melhorar a aparência através do preenchimento dessa região.
Preenchimento de Maxilar
O preenchimento dos contornos do maxilar muitas vezes se associa como preenchimento da mandíbula, esse tipo de preenchimento pretende criar ou melhorar os contornos do maxilar fazendo com que fique mais definido e firmes, realçando, dessa forma, o contorno facial. Indicado tanto para homens quanto para mulheres.
Preenchimento Mandíbula
Embora seja pensada primariamente pelo seu papel na articulação e parte do processo de mastigação e fala, a mandíbula exerce uma importante função estética para definição dos traços que caracterizam o rosto. O preenchimento de mandíbula é indicado para pessoas que querem deixar o rosto mais harmônico. Ela pretende criar ou melhorar a linha de divisão entre o rosto e o pescoço, realçando, dessa forma, o contorno facial.
Preenchimento Labial
Este tipo de preenchimento é indicado principalmente para quem está insatisfeito com seus lábios (por ser pequeno por exemplo) ou desproporcionais (quando o lábio superior é mais fino que o inferior), quando há perda de contorno ou do volume labial (resultado do envelhecimento natural da pele), ou para amenizar as linhas de expressão formadas em volta dos lábios.
Toxina Botulínica
A toxina botulínica, como o próprio nome diz, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ela é usada para paralisar os músculos causadores das linhas de expressão.
A toxina botulínica é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região. Pode ser utilizado tanto para fins estéticos, como terapêuticos como por exemplo: hiperidrose (excesso de suor das mãos e axilas) e sialorreia (excesso de salivação).
A toxina botulínica para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês - linha que se forma entre o nariz e o canto da boca - o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado.
A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente. Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, a toxina botulínica costuma trazer resultados mais visíveis. No entanto, a indicação da toxina botulínica depende de avaliação médica individualizada.
Skinbooster
Skinbooster é um tratamento de revitalização da pele através de micro injeções de compostos hidratantes diretamente na área afetada. Este procedimento está indicado para áreas com rugas finas, pele sem brilho e viço, cútis irregular e desidratada. Pode ser feito em todas as áreas do rosto, pescoço, colo e mãos. Faça uma avaliação médica para saber se este tratamento pode ajudar você.
A proposta do Skinbooster, é melhorar a elasticidade e estrutura dérmica da pele, trazendo novamente um aspecto mais jovem, fresco e natural. Os skinboosters rejuvenescem a pele de dentro para fora, conferindo vitalidade e regeneração da pele danificada pelo tempo e exposição acumulada ao sol. O ácido hialurônico, componente natural e abundante de nossa pele, restaura e mantém o equilíbrio hídrico da pele, melhora a elasticidade e estrutura da pele envelhecida.
A técnica é uma grande novidade para tratamento da pele. Com esse tratamento é possível oferecer uma hidratação profunda e mais completa para a pele. Basicamente nesse tratamento são utilizadas injeções na pele, porém, não com o objetivo de criar volume como no preenchimento e sim de oferecer uma hidratação imediata.
A substância que é injetada é uma combinação de ácido hialurônico de baixa concentração com outras substâncias que auxiliam na hidratação imediata. O resultado do Skinbooster é uma pele mais jovem com um visual mais saudável. Apesar de relativamente novo no meio dermatológico esse tratamento já é reconhecido por sua eficácia e por não oferecer riscos.
A aparência jovem da pele depende diretamente da sua hidratação e por isso essa técnica tem tido bastante reconhecimento como rejuvenescedora. A técnica consiste em injetar ácido hialurônico em diversos pontos da pele com o objetivo de hidratar a pele de forma uniforme.
Esse tratamento é indicado para quem tem a pele mais madura e que se encontra desidratada. Como o tratamento consiste na injeção direta na pele de hidratantes ajuda a reverter o quadro de desidratação que pode se manifestar no decorrer dos anos. O principal objetivo desse tratamento é oferecer mais brilho e maciez para a pele através da hidratação. A suavização de linhas finas é apenas uma consequência do tratamento não sendo o seu objetivo principal.
Fios de Sustentação
Os Fios de Sustentação PDO (ou fios de Polidioxanona), são a nova sensação do setor da estética. Um procedimento estético que veio para acabar com a flacidez facial. Ele elimina o temido bigode chinês, levanta as maçãs do rosto, devolve o contorno natural da face e pescoço, eliminando a terrível papada e ainda estimula a produção de colágeno.
O sistema de fios de sustentação PDO, consiste em um conjunto de fios de polidioxanona (PDO), que é uma fibra sintética biodegradável e totalmente absorvido pelo organismo humano, o sistema de fios absorvíveis é indicado em áreas que necessita de um efeito de lift facial e áreas que precisam de estimulo de colágeno, a técnica por assim dizer reposiciona o colágeno endógeno a partir de uma neo formação do mesmo, organizando as fibras e devolvendo tônus da pele.
O fio de sustentação facial é absorvido pelo organismo pelo processo conhecido como hidrólise, na qual a medida que o fio perde o seu volume externo, o organismo deposita colágeno, elastina, fibroblastos, etc, reposicionando assim as fibras colágenas.
É importante frisar que o fio PDO é absorvível formando novo estimulo de colágeno e esse colágeno tem vida pré-determinada no organismo, pois é impossível frear o processo de senilidade, sendo assim o fio é um preenchedor sólido temporário e como qualquer outra medicação a exemplo de toxina botulínica TB-A e preenchimento com ácido hialurônico, precisa de manutenção e novas aplicações para manutenção do tratamento.
A implantação múltipla de fios provoca um efeito de lifting notório de forma imediata favorecendo a produção fisiológica de colágeno, estimulando o processo de rejuvenescimento da pele, devolvendo vitalidade, elasticidade e maior luminosidade, ajuda a melhorar o aspeto de micro rugas, ameniza os sulcos nasogenianos e melhora a flacidez da pele. Podendo ser implantados em qualquer área como olheiras, boca, pescoço, colo, papada.
Sculptra
O Sculptra ® é indicado para homens e mulheres que desejam rejuvenescer a pele, tratar ou prevenir a flacidez e, em alguns casos, até rugas. O procedimento pode ser aplicado não só no rosto e pescoço, mas também nos braços, abdômen, coxas e glúteos. O procedimento também é indicado para pessoas que apresentam perda de volume da face em decorrência de grande emagrecimento ou até mesmo para corredores e atletas.
Sculptra é um bioestimulador de colágeno injetável, composto do ácido poli-L-láctico, uma substância absorvível pelo organismo. Quando aplicado sob a pele, Sculptra estimula naturalmente a produção do colágeno.
Como é um procedimento minimamente invasivo, Sculptra atua de dentro para fora, suavizando os sinais do envelhecimento e melhorando a flacidez. Consulte o seu médico especialista e descubra o protocolo de tratamento com Sculptra Ideal para você. Devido ao exclusivo mecanismo de ação de Sculptra® os resultados são graduais e duradouros:
Começam a surgir a partir da 3ª semana após a primeira sessão e permanecem por até 25 meses. Um estudo americano realizado com mais de 200 pacientes mostra que 86,3% dos pacientes submetidos ao tratamento facial com Sculptra estavam satisfeitos com o resultado mesmo após 25 meses.
• Estimula: Sculptra age profundamente na pele, estimulando a produção de colágeno.
• Suaviza: Sculptra repõe o volume e suaviza os sinais do envelhecimento, melhorando a flacidez.
• Reestrutura: Sculptra reestrutura a pele e proporciona uma aparência natural que pode durar até 25 meses.
O procedimento com Sculptra é feito no consultório, da mesma forma que outras substâncias usadas no preenchimento de rugas. O número de sessões e o intervalo entre elas deve ser uma decisão do médico de acordo com a necessidade e as expectativas do paciente.
Microagulhamento
O microagulhamento ou a indução percutânea de colágeno (IPCA) tem atraído muito a atenção das pessoas que apostam em tratamentos clínicos ou estéticos para cuidar da beleza da pele, pois pode tratar diversos aspectos da pele, especialmente facial. Ameniza manchas, deixa a pele incrivelmente renovada com a redução de cicatrizes de acne, rugas e estrias.
Você provavelmente já ouviu falar sobre a técnica de Microagulhamento ou Dermaroller certo? É um tratamento inovador que promove a renovação celular, melhorando o aspecto da pele com o auxílio de agulhas muito finas, estimulando o colágeno da pele e atenuando sinais de envelhecimento, melhorando o aspecto de rugas, marcas de acnes, flacidez e estrias.
As indicações do tratamento são diversas, mas as principais são:
• Redução do melasma;
• Redução de cicatrizes de acne;
• Redução de rugas;
• Redução/melhora de estrias;
• Melhora de poros e textura da pele;
• Redução de cicatrizes traumáticas e/ou cirúrgicas.
ATENÇÃO: Microagulhamento deve ser realizado exclusivamente por médicos habilitados, nunca por profissionais não médicos, e nunca pelo paciente em casa pelo risco de complicações muito sérias como desenvolvimento de cicatrizes, escurecimento da pele e infecções. A técnica exige o uso de creme de anestésico ou a utilização de anestesia local para minimizar qualquer desconforto, a depender do comprimento de agulha utilizada e experiência do profissional. Deve ser sempre realizada em um consultório médico, precedida de toda antissepsia necessária e cuidados de biossegurança esperados em qualquer procedimento cirúrgico.
Subestimar esses cuidados com o paciente é aumentar o risco de complicações que comumente são raras quando o procedimento é realizado por um profissional bem treinado e em um ambiente adequado.
Mesoterapia
A mesoterapia consiste na aplicação de substâncias medicamentosas na pele, abaixo dela ou nos músculos, com finalidades específicas. Normalmente ela é aplicada para tratamento de estrias brancas, celulite, gordura localizada e até mesmo queda de cabelo. Podem ser aplicados diversos compostos, que são mesclados conforme a queixa do paciente.
A mesoterapia é um tratamento estético feito com aplicações de medicamentos combinados. Essas aplicações são feitas na pele e nos músculos. Ele é muito procurado para reduzir aquelas estrias brancas de difícil tratamento, gorduras localizadas e deficiências dermatológicas em geral. A combinação de medicamentos é variável de acordo com os objetivos e necessidade particular de cada paciente. A mesoterapia pode ser adotada em tratamentos no rosto. O procedimento é voltado para um tratamento local, o que intensifica os resultados e reduz a probabilidade de ocorrência de efeitos colaterais.
Eles são produzidos pela combinação de substâncias que podem oferecer diferentes resultados. Eles são combinados de acordo com os objetivos e necessidades dos pacientes. São utilizados diversos parâmetros para as escolhas, para que assim não ocorra complicações e consequências para a saúde do submetido ao procedimento.
Como é feita a mesoterapia
A mesoterapia consiste na aplicação local de substâncias, seja na pele, abaixo dela ou nos músculos. A aplicação é feita com agulhas com até de 1 a 2 milímetros de diâmetro e que atingem uma profundidade que pode variar entre 3 a 8 mm. Quanto mais profunda a aplicação, mais o produto se espalhará em uma área maior.
Quando ela é feita nos músculos, normalmente são aplicadas substâncias anti-inflamatórias, relaxantes ou anestésicas. Normalmente ela funciona melhor em áreas menores, já que há um limite do volume de substância que é aplicado.
Já a mesoterapia para gordura localizada, especificamente, aplica a substância nas células de gordura, tornando a gordura mais fluida. A gordura fluidificada acaba sendo reabsorvida pelo fígado e será, posteriormente, metabolizada e eliminada pelo organismo, pelas fezes, urina ou até mesmo usada como energia.
Além do conjunto agulha e seringa, podem-se utilizar instrumentos considerados mais sofisticados e mais caros: as pistolas de mesoterapia. Elas injetam eletronicamente a substância em múltiplos pontos que permitem mensurar o volume e a profundidade da aplicação. A desvantagem desse sistema é a dificuldade da esterilização de todo o conjunto, já que só a agulha é descartável.
Sessões
São indicadas, em média, de 5 a 10 sessões e os resultados variam de acordo com cada caso e objetivo. Cada sessão dura em média 30 minutos e elas pode ser feitas semanalmente. Os resultados normalmente acabam aparecendo na terceira sessão, mas tudo depende da indicação clínica e do tipo de problema tratado.
Cuidados antes da mesoterapia
No dia é importante que a pele esteja limpa, sem cremes ou outros produtos na pele. Qualquer fator que deixe o sangue mais fluido é contraindicado nos dias anteriores ao tratamento, como ácido acetilsalicílico.
Cuidados após a mesoterapia
É preciso tomar cuidado com os locais em que as substâncias foram aplicadas, preferindo tecidos de algodão, evitando jeans e também sentar-se em superfícies diretamente com a pele. Indica-se usar compressas geladas no corpo, para reduzir a dor e o desconforto, além de diminuir a formação de hematoma. Caso eles se formem, é muito importante ter uma proteção solar adequada, para evitar manchas. É importante também evitar outras técnicas estéticas que manipulem a região onde foi feita a mesoterapia.
No tratamento para estrias, é indicado o uso de bermudas compressivas por de sete a dez dias após as sessões.
Contraindicações
A mesoterapia está contraindicada para pessoas com doenças autoimunes (como o lúpus, por exemplo) ou que apresentem alguma doença de pele no local onde será realizada a injeção do produto. Pessoas alérgicas as substâncias aplicadas também são contraindicadas.
Radiesse
O radiesse é uma substância produzida à base de hidroxiapatita de cálcio, que está presente em nosso organismo. Por isso, não há riscos de haver incompatibilidade ou sensibilidade ao produto. O tratamento com Radiesse pode ser feito a partir dos 30 anos de idade, quando costumam aparecer as primeiras rugas e sinais de envelhecimento e é contraindicado para gestantes e mulheres no período de amamentação.
Com o passar do tempo, não há pele que supere a perda de colágeno, deixando aparecer os primeiros sinais da idade, ou seja, as rugas e linhas de expressão. Porém, atualmente, temos sorte, pois a tecnologia estética tem se desenvolvido a cada dia para criar tratamentos cada vez mais revolucionários. Radiesse é um deles, preenchimento facial natural e de longa duração. Substância que reproduz as células de colágeno.
O preenchimento é um procedimento rápido, que ameniza as rugas e as linhas de expressão, desde as mais superficiais até as mais profundas. Aplica-se materiais específicos sob a pele, em rugas e depressões, que amenizam consideravelmente a sua profundidade, restaurando o contorno e volume do rosto e melhorando do aspecto da região tratada.
• Mãos: com o passar dos anos, as mãos apresentam uma aparência esquelética e as veias se tornam saltadas e aparentes por baixo de uma pele fina. Utilizando o Radiesse, essas áreas são preenchidas, disfarçando as veias e clareando a pele.
• Nariz: a aplicação do produto é ideal para quem apresenta pequenas irregularidades em dorso nasal.
• Bochechas: o produto pode ser injetado nessa região a fim de projetá-las, conferindo-lhe um discreto volume.
Lobuloplastia
Lobuloplastia é a cirurgia plástica para corrigir o problema da orelha rasgada.
A fissura no lóbulo auricular, popularmente conhecida como “orelha rasgada”, consiste em um dos traumas mais frequentes na região inferior da orelha (lóbulo), gerando formatos inestéticos e dificultando, ou até mesmo impossibilitando, o uso dos brincos. O tratamento é realizado através de uma pequena cirurgia, em que as partes separadas são novamente unidas através de pontos internos e externos. E a orientação de não voltar a usar brincos pesados é essencial!
O preenchimento é um procedimento rápido, que ameniza as rugas e as linhas de expressão, desde as mais superficiais até as mais profundas. Aplica-se materiais específicos sob a pele, em rugas e depressões, que amenizam consideravelmente a sua profundidade, restaurando o contorno e volume do rosto e melhorando do aspecto da região tratada.
A cirurgia é conhecida como Lobuloplastia, e pode ser realizada tanto em pessoas que apresentam a separação completa do lóbulo, como também naquelas em que ainda há uma pequena ilha de pele unindo os dois lados. A anestesia é local, e não demanda internação para ser realizada. Os pontos são retirados por volta de 10 a 15 dias. Outro furo pode ser realizado cerca de 30 dias após o procedimento, mas atenção: nunca no mesmo lugar onde estava o primeiro furo.