Otorrinolaringologia
Hipertrofia das Amigdalas e Adenoides
As tonsilas palatinas e faríngeas, chamadas de amigdalas e adenoides, respectivamente, são tecidos linfoides que se localizam na oro e rinofaringe.
Quando as adenoamigdalas são hipertrofiadas, ocorre obstrução da via aérea e consequente respiração oral, que é prejudicial para a criança, em especial, por vários motivos:
• O ar deixa de passar pelas narinas onde deve ser filtrado e purificado e chega na garganta frio, seco e poluído, irritando-a e provocando amigdalites frequentes (com necessidade de tomar antibióticos, perda de aulas…);
• Há alteração do crescimento da face e dos dentes; a criança fica com o rosto alongado, o palato (céu da boca) fica alto e os dentes vão para frente (e se a respiração não for corrigida nem adianta usar aparelhos ortodônticos);
• Não consegue dormir bem, tem o sono agitado, olheiras, ronca, pode ter apneias, e acorda irritada, sonolenta, desatenta… (algumas crianças ditas hiperativas melhoram muito da agitação após a retirada das amídalas e adenoide);
• Não consegue se alimentar bem para se desenvolver, pois precisa respirar pela boca; preferem comer doces para conseguir saciar-se mais rapidamente;
Não há idade nem época do ano ideal para se operar as amígdalas e adenóides. Há indicação cirúrgica se a criança apresentar obstrução nasal constante, respiração bucal, roncos e infecções de repetição – mais do que 7x por ano ou 5x em 2 anos consecutivos ou 3x em 3 anos consecutivos, com febre, placas de pus na garganta e necessidade de antibioticoterapia.
ADENOIDITE
Adenoide é o nome de dois pequenos conglomerados de tecido linfoide, que se localizam na rinofaringe, região situada atrás das cavidades nasais e acima do palato mole (céu da boca). Adenoide não é o nome de uma doença. Assim como as amídalas (ou tonsilas palatinas), elas são órgãos que fazem parte do sistema imunológico e produzem anticorpos. Conhecidas popularmente como carne esponjosa, constituem um mecanismo de defesa contra a invasão de agentes estranhos ao organismo.
As adenoides, que não são visíveis quando a pessoa abre a boca, aumentam de volume nos primeiros anos de vida, mas começam a regredir por volta dos 6, 7 anos de idade. Como nariz, garganta e ouvido se comunicam internamente, as adenoidites (processo inflamatório) de repetição ou hipertrofia das adenoides (crescimento muito rápido), além de prejudicar a respiração, podem obstruir a abertura da tuba auditiva (ou trompa de Eustáquio), um canal de comunicação entre o nariz e a orelha média, e gerar complicações como otites e perda auditiva.
Em geral, episódios de hipertrofia das adenoides e adenoidites estão associados à infecção das amídalas.
A principal consequência das adenoidites de repetição ou da hipertrofia das adenoides é a obstrução nasal que obriga a criança a respirar o tempo todo pela boca, o que pode provocar alterações no desenvolvimento da arcada dentária e da musculatura da face, ronco, apneia do sono,voz anasalada e acúmulo da secreção no interior do nariz.
DESVIO DE SEPTO
O desvio de septo ocorre quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta. O problema só requer atenção quando interfere na função de respirar.
O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Ou, então, resultar de processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos ou cirurgia. Pode, ainda, ser provocado por traumatismos. Desvios de septo só representam problema, quando a alteração impede o nariz de realizar suas funções no sistema respiratório. No entanto, rinites, pólipos e cornetos nasais (estruturas situadas na lateral das narinas, com a função de aquecer e umidificar o ar) aumentados podem ser também responsáveis pela dificuldade para respirar.
SINUSITE
Sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face. O nome mais utilizado para esse problema é rinossinusite, pois o processo inflamatório atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal e pode ser classificada como aguda, quando os sintomas estão presentes por um período inferior ha 12 semanas, e crônica, quando os sintomas estão presentes por mais de 12 semanas.
RINITE
Rinite é uma inflamação da mucosa que reveste a cavidade do nariz e seios da face. É caracterizada por sintomas nasais como obstrução, coriza, espirros, coceira ou alterações do olfato, geralmente durando por mais de uma hora, dois ou mais dias consecutivos. A rinite pode ser classificada em 4 subgrupos: Infecciosa, alérgica, não alérgica e mista.
OTITE
Otite é uma infeção do ouvido médio, que é um pequeno espaço cheio de ar atrás do tímpano. As infecções de ouvido costumam ser dolorosas devido à inflamação e acúmulo de secreção no ouvido médio.
As crianças são mais propensas do que os adultos a ter otites médias.. Complicações relacionadas à otite, como fluidos persistentes no ouvido médio, infecções persistentes ou infecções repetidas, podem causar problemas de audição e outras complicações graves.
Podem ser classificadas de acordo com a parte do ouvido afetada: externa, média e interna.
Otite externa: é uma infecção que vai do canal do ouvido até a membrana do tímpano. Geralmente ocorrem por traumas causados pelo uso abusivo de cotonetes e outros objetos para coçar o ouvido, além do contato com água contaminada em mergulhos de piscina ou mar.
Otite média: o ouvido médio é uma cavidade preenchida por ar que fica atrás do tímpano e que se comunica com o nariz por meio de um canal chamado tuba auditiva. Quadros de acúmulo de secreção no nariz, como no caso de resfriados e sinusites, podem fazer a secreção subir ao ouvido médio por meio da tuba auditiva.
Otite interna: o ouvido interno é a porção mais complexa deste órgão, onde ficam a cóclea e o labirinto, responsáveis pela audição e equilíbrio, em contato muito próximo com estruturas nobres como o nervo auditivo e o nervo vestibular. Por isso, infecções nessa região são graves e costumam causar queda na audição e tontura intensa. Felizmente são pouco comuns, e precisam de cuidados mais intensivos, geralmente com internação hospitalar para melhor controle.
LINGUA PRESA OU ANQUILOGLOSSIA
A cirurgia para língua presa é feita em casos quando a membrana localizada abaixo da língua (freio) é menor do que o normal, impedindo que a mesma se movimente de forma livre. Não existe conhecimento da causa da língua presa, podendo acontecer em famílias sem nenhum histórico do problema.
Como é feita a cirurgia para língua presa
É um procedimento rápido e simples, feito em crianças de até um ano no próprio consultório. Ela consiste na incisão do freio, liberando a língua para uma movimentação livre. É importante frisar que a cirurgia para língua presa deve ser feita após um acompanhamento fonoaudiólogo.
LARINGITE
É a inflamação que ocorre na laringe que é o órgão responsável pela vocalização. Normalmente é causada por infecção viral e os sintomas típicos são rouquidão e perda da voz. O tratamento, geralmente, é realizado com medidas sintomáticas e repouso da voz.
Laringite crônica, cujos sintomas permanecem por mais de 3 semanas, podem ter outras causas e devem ser investigadas por um otorrinolaringologista.
EPIGLOTITE
É uma infecção localizada na epiglote ( é uma pequena estrutura rígida que protege a via aérea da entrada de corpo estranho durante a deglutição). Os principais sintomas são dor de garganta intensa, dificuldade para respirar, estridor. A vacina contra o Haemophilusinfluenzae do tipo B pode prevenir as epiglotites causadas por esta bactéria. A inflamação provocada por essa infecção pode obstruir as vias respiratórias, levar a uma dificuldade respiratória e à morte. Como as vias respiratórias das crianças são menores do que as dos adultos, a epiglotite é muito mais perigosa nas crianças, mas também pode ser fatal em adultos.
ABSCESSO PERIAMIGDALIANO
É uma infecção bacteriana com presença de coleção de pus atrás das amigdalas. Os sintomas são dor de garganta, dor ao deglutir, febre, inchaço e vermelhidão na garganta. São tratados com antibióticos e podem necessitar de drenagem cirúrgica para remoção de pus e controle dos sintomas.
CORPOS ESTRANHOS (NASAIS e OTOLOGICOS)
Algodão, papel, pedrinhas, contas, sementes, nozes, insetos, pilhas do tipo botão e feijões são apenas alguns dos muitos objetos que as crianças, deficientes mentais e pacientes psiquiátricos podem ocasionalmente colocar dentro do nariz. As pessoas também podem colocar objetos estranhos semelhantes dentro de seus ouvidos.
Os objetos presos no nariz são de maior preocupação, porque podem obstruir a via respiratória da criança, causar infecção e ser difíceis de extrair. As crianças geralmente têm medo de admitir que colocaram um objeto dentro do nariz. Muitos pais só percebem o problema quando o nariz da criança começa a sangrar persistentemente, está escorrendo ou tem um corrimento de odor fétido, ou quando a criança tem dificuldade para respirar em apenas um dos lados do nariz.
Caso isso aconteça com o seu filho, procure imediatamente um otorrinolaringologista para que o corpo estranho seja removido, sem maiores traumas para as crianças.
EPISTAXE OU HEMORRAGIAS NASAIS
Algumas pessoas sofrem de hemorragias nasais com bastante frequência. Os principais fatores de risco para que isso ocorra são infecções na mucosa nasal, rinite sem tratamento adequado, trauma nasal (digital ou uso de drogas), corpo estranho nasal, tumores, entre outros. Necessitam da avaliação especializada para que se tenha o diagnostico e tratamento adequados.
Cirurgias Otorrinolaringológicas
ADENOAMIGDALECTOMIA (retirada das amigdalas e adenoides)
A cirurgia é feita sob anestesia geral com menos de doze horas de internação. É feita uma raspagem das adenoides e a retirada das amígdalas por dentro da boca, sem nenhuma cicatriz ou corte externo, porém apresenta um risco cirúrgico como outra cirurgia qualquer.
Septoplastia
Geralmente, só é necessário cirurgia quando a função respiratória é muito comprometida. O septo é uma estrutura constituída por osso e cartilagem que separa uma narina da outra, como uma espécie de “parede”. O desvio de septo é uma condição muito comum, caracterizada pelo desalinhamento dessa parede: em vez da estrutura ser reta, ela apresenta-se torta. O ideal é que a cirurgia ocorra após os 16 anos de idade, quando está encerrada a fase de crescimento do septo. Porém o procedimento pode ser indicado mais cedo, em casos especiais. A cirurgia é feita com anestesia geral e tem duração de no máximo duas horas. Em geral, o paciente ingressa no hospital, faz a cirurgia, volta para o quarto e tem alta ainda no mesmo dia.
Turbinectomia
A turbinectomia bilateral é um procedimento cirúrgico em que ocorre a remoção parcial das conchas nasais inferiores e médias, também conhecidos como cornetos nasais. Essa cirurgia é realizada para que haja alivio da congestão nasal crônica, reduzindo a área inferior do corneto.
Cirurgia Endoscópica nasal
A cirurgia endoscópica nasal é guiada por um endoscópio rígido nasal e é utilizada para o tratamento da rinossinusite crônica, associada ou não à polipose nasal; ressecção de tumores nasais e dos seios paranasais; malformações da cavidade nasal, como atrésia de coanas; diversas doenças inflamatórias e infecciosas da cavidade nasal e seios paranasais; e doenças da base do crânio, com menor morbidade e menor índice de complicações.
A cirurgia endoscópica nasal ou Functional Endoscopic Sinus Surgery (FESS) é encarada como o padrão ouro no tratamento da rinossinusite crônica, associada ou não à polipose nasal, refratária ao tratamento clínico otimizado. A cirurgia baseia-se nos princípios de melhora da função e desobstrução dos complexos ósteo-meatais, através de intervenções na parede lateral do nariz.
Colocação de tubos de ventilação nos ouvidos
A cirurgia para a inserção de tubos de ventilação nos ouvidos é simples e comum. É recomendada principalmente por duas razoes que são: 1) presença de múltiplas otites médias de difícil controle com medicamentos e/ou, 2) presença de secreção ou fluido nas orelhas medias, sem resolução, apesar do tratamento adequado, num período de 3 meses, podendo levar à perda auditiva.
Lobuloplastia
É uma cirurgia realizada no lóbulo da orelha quando ocorrem alterações estéticas no local. Geralmente são causadas por trauma súbito ou pelo uso de alargadores ou brincos muito pesados.
Otoplastia
É toda e qualquer cirurgia realizada na orelha com o objetivo alterar o aspecto da orelha e tem como principal indicação a correção de orelhas proeminentes (orelhas de abano).
Drenagem de abscessos localizados na face e/ou pescoço
Abscessos são caracterizados por coleção de material mucopurulento que decorrem , na grande maioria das vezes, por infecções bacterianas e costumam ser dolorosos e quentes. Podem ocorrem em qualquer local da cabeça e pescoço, incluindo amigdalas, região sublingual, gengivas e/ou orelhas. Na maioria dos casos o tratamento mais indicado é a drenagem cirúrgica, o que garante alivio imediato dos sintomas.
Preenchimentos
O preenchimento facial e um procedimento para o embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. Os preenchedores faciais podem ser utilizados para restaurar o volume dos lábios, corrigir pequenos defeitos e cicatrizes, amenizar bolsas subpalpebrais e sulcos abaixo dos olhos, amenizar sulco nasogeniano ou bigode chinês, arrebitar o nariz, firmar o lóbulo da orelha, aumentar o queixo e redefinir o contorno da face.
Com o passar dos anos, é normal que a pele do rosto comece a apresentar sinais de envelhecimento. Isso acontece pois ela se torna mais fina, com menos turgor e elasticidade. Para solucionar esses efeitos do tempo, as pessoas acabam procurando pelo preenchimento facial. Mas muitas pessoas acabam confundindo esse procedimento com a toxina botulínica, porém eles não são a mesma coisa. O acido hialurônico preenche o espaço entre as células e, em função da sua capacidade de atrair água para o local em que foi aplicado, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele.
O preenchimento facial deve ser realizado em consultórios e clínicas especializadas, por profissionais capacitados. O procedimento será realizado com anestesia local ou tópica, com cânulas e agulhas. A aplicação pode ser realizada na derme profunda e até no tecido subcutâneo, por esse motivo é muito importante que você converse com o especialista que irá realizar o preenchimento e tire todas as suas dúvidas sobre como será realizado o procedimento.
Preenchimento de Olheiras
As olheiras são causadas por um conjunto de fatores, principalmente pela densidade da vascularização local e pela quantidade de pigmento da pele, a melanina. Além disso, podem-se formar sulcos na região periocular, que causam um efeito de sombra e pioram a aparência das olheiras. O preenchimento de olheiras com ácido hialurônico é indicados para mulheres e homens adultos nos casos em que o sulco abaixo dos olhos prejudica a harmonia facial e incomoda o paciente.
Preenchimento Nasogeniano
O sulco nasogeniano, popularmente conhecido como “bigode chinês” é caracterizado como depressões (ou ranhuras) presentes entre o nariz e a boca, sendo marcas mais profundas que as rugas de expressão. Eles ocorrem devido à contração muscular, ação da gravidade e do envelhecimento. A formação destes é bastante comum, sendo provocado, principalmente, por movimentos que fazemos ao sorrir. O preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para a correção de sulcos, rugas e cicatrizes.
Preenchimento de Mento
É muito comum que os pacientes apresentem o queixo recessivo no perfil. O preenchimento dérmico pode ser injetado para fazer um queixo com maior projeção. Algumas pessoas nascem com um ótimo perfil, incluindo um queixo bem projetado, e outras nascem com queixos subdesenvolvidos ou recessivos, cuja aparência poderia ser melhorada. Para aqueles que não nasceram com o queixo perfeito, em muitos casos podemos apenas preenchê-los para melhorar a aparência através do preenchimento dessa região.
Preenchimento de Maxilar
O preenchimento dos contornos do maxilar muitas vezes se associa como preenchimento da mandíbula, esse tipo de preenchimento pretende criar ou melhorar os contornos do maxilar fazendo com que fique mais definido e firmes, realçando, dessa forma, o contorno facial. Indicado tanto para homens quanto para mulheres.
Preenchimento Mandíbula
Embora seja pensada primariamente pelo seu papel na articulação e parte do processo de mastigação e fala, a mandíbula exerce uma importante função estética para definição dos traços que caracterizam o rosto. O preenchimento de mandíbula é indicado para pessoas que querem deixar o rosto mais harmônico. Ela pretende criar ou melhorar a linha de divisão entre o rosto e o pescoço, realçando, dessa forma, o contorno facial.
Preenchimento Labial
Este tipo de preenchimento é indicado principalmente para quem está insatisfeito com seus lábios (por ser pequeno por exemplo) ou desproporcionais (quando o lábio superior é mais fino que o inferior), quando há perda de contorno ou do volume labial (resultado do envelhecimento natural da pele), ou para amenizar as linhas de expressão formadas em volta dos lábios.
TOXINA BOTULÍNICA
A toxina botulínica, como o próprio nome diz, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ela é usada para paralisar os músculos causadores das linhas de expressão.
Pode ser utilizado tanto para fins estéticos, como terapêuticos como por exemplo: hiperidrose (excesso de suor das mãos e axilas) e sialorréia(excesso de salivação).
A toxina botulínica para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês - linha que se forma entre o nariz e o canto da boca - o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado.
A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente. Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, a toxina botulínica costuma trazer resultados mais visíveis. No entanto, a indicação depende de avaliação médica individualizada.
SKINBOOSTER
Skinbooster é um tratamento de revitalização da pele através de microinjeções de compostos hidratantes diretamente na área afetada. Este procedimento está indicado para áreas com rugas finas, pele sem brilho e viço, cútis irregular e desidratada. Pode ser feito em todas as áreas do rosto, pescoço, colo e mãos. Faça uma avaliação médica para saber se este tratamento pode ajudar você.
A proposta do Skinbooster, é melhorar a elasticidade e estrutura dérmica da pele , trazendo novamente um aspecto mais jovem, fresco e natural. Os skinboosters rejuvenescem a pele de dentro para fora, conferindo vitalidade e regeneração da pele danificada pelo tempo e exposição acumulada ao sol. O ácido hialurônico, componente natural e abundante de nossa pele, restaura e mantém o equilíbrio hídrico da pele, melhora a elasticidade e estrutura da pele envelhecida.
A técnica é uma grande novidade para tratamento da pele. Com esse tratamento é possível oferecer uma hidratação profunda e mais completa para a pele. Basicamente nesse tratamento são utilizadas injeções na pele, porém, não com o objetivo de criar volume como no preenchimento e sim de oferecer uma hidratação imediata.
A substância que é injetada é uma combinação de ácido hialurônico de baixa concentração com outras substâncias que auxiliam na hidratação imediata. O resultado do Skinbooster é uma pele mais jovem com um visual mais saudável. Apesar de relativamente novo no meio dermatológico esse tratamento já é reconhecido por sua eficácia e por não oferecer riscos.
A aparência jovem da pele depende diretamente da sua hidratação e por isso essa técnica tem tido bastante reconhecimento como rejuvenescedora. A técnica consiste em injetar ácido hialurônico em diversos pontos da pele com o objetivo de hidratar a pele de forma uniforme.
Esse tratamento é indicado para quem tem a pele mais madura e que se encontra desidratada. Como o tratamento consiste na injeção direta na pele de hidratantes ajuda a reverter o quadro de desidratação que pode se manifestar no decorrer dos anos. O principal objetivo desse tratamento é oferecer mais brilho e maciez para a pele através da hidratação. A suavização de linhas finas é apenas uma consequência do tratamento não sendo o seu objetivo principal.
FIOS DE SUSTENTAÇÃO E PDO
Os Fios de Sustentação PDO (ou fios de Polidioxanona), são a nova sensação do setor da estética. Um procedimento estético que veio para acabar com a flacidez facial. Ele elimina o temido bigode chinês, levanta as maças do rosto, devolve o contorno natural da face e pescoço, eliminando a terrível papada e ainda estimula a produção de colágeno.
O sistema de fios de sustentação PDO, consiste em um conjunto de fios de polidioxanona (PDO), que é uma fibra sintética biodegradável e totalmente absorvido pelo organismo humano, o sistema de fios absorvíveis é indicado em áreas que necessita de um efeito de lift facial e áreas que precisam de estimulo de colágeno, a técnica por assim dizer reposiciona o colágeno endógeno a partir de uma neo formação do mesmo, organizando as fibras e devolvendo tônus a pele.
O fio de sustentação facial é absorvido pelo organismo pelo processo conhecido como hidrólise, na qual a medida que o fio perde o seu volume externo, o organismo deposita colágeno, elastina, fibroblastos, etc, reposicionando assim as fibras colágenas.
É importante frisar que o fio PDO é absorvível formando novo estimulo de colágeno e esse colágeno tem vida pré determinada no organismo, pois é impossível frear o processo de senilidade, sendo assim o fio é um preenchedor sólido temporário e como qualquer outra medicação a exemplo de toxina botulínica TB-A e preenchimento com acido hialurônico, precisa de manutenção e novas aplicações para manutenção do tratamento.
A implantação múltipla de fios provoca um efeito de lifting notório de forma imediata favorecendo a produção fisiológica de colágeno, estimulando o processo de rejuvenescimento da pele, devolvendo vitalidade, elasticidade e maior luminosidade, ajuda a melhorar o aspeto de micro rugas, ameniza os sulcos nasogenianos e melhora a flacidez da pele. Podendo ser implantados em qualquer área como olheiras, boca, pescoço, colo, papada.
SCULPTRA (ÁCIDO POLI-L-LÁCTICO)
O Sculptra ® é indicado para homens e mulheres que desejam rejuvenescer a pele, tratar ou prevenir a flacidez e, em alguns casos, até rugas. O procedimento pode ser aplicado não só no rosto e pescoço, mas também nos braços, abdômen, coxas e glúteos. O procedimento também é indicado para pessoas que apresentam perda de volume da face em decorrência de grande emagrecimento ou até mesmo para corredores e atletas.
Sculptra é um bioestimulador de colágeno injetável e outra opção para a realização de Skinbooster, composto do ácido poli-L-láctico, uma substância absorvível pelo organismo. Quando aplicado sob a pele, Sculptra estimula naturalmente a produção do colágeno.
Como é um procedimento minimamente invasivo, Sculptra atua de dentro para fora, suavizando os sinais do envelhecimento e melhorando a flacidez. Consulte o seu médico especialista e descubra o protocolo de tratamento com Sculptra Ideal para você. Devido ao exclusivo mecanismo de ação de Sculptra® os resultados são graduais e duradouros:
Começam a surgir a partir da 3ª semana após a primeira sessão e permanecem por até 25 meses. Um estudo americano realizado com mais de 200 pacientes mostra que 86,3% dos pacientes submetidos ao tratamento facial com Sculptra estavam satisfeitos com o resultado mesmo após 25 meses.
🔸 ESTIMULA: Sculptra age profundamente na pele, estimulando a produção de colágeno.
🔸 SUAVIZA: Sculptra repõe o volume e suaviza os sinais do envelhecimento, melhorando a flacidez.
🔸 REESTRUTURA: Sculptra reestrutura a pele e proporciona uma aparência natural que pode durar até 25 meses.
O procedimento com Sculptra é feito no consultório, da mesma forma que outras substâncias usadas no preenchimento de rugas. O número de sessões e o intervalo entre elas deve ser uma decisão do médico de acordo com a necessidade e as expectativas do paciente.
HIDROXIAPATITA DE CALCIO
O Radiesse é um gel com efeito preenchedor composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio. É uma substância presente em nosso organismo e por isso não há risco de haver incompatibilidade ou sensibilidade ao produtos. É utilizado para o preenchimento de vincos, sulcos e rugas.
O que é HIDROXIAPATITA DE CALCIO?
O Hidroxiapatite de cálcio, também conhecida pelo nome comercial de Radiesse, é uma substância que está presente em nosso organismo. Por isso, não há riscos de haver incompatibilidade ou sensibilidade ao produto. O tratamento com Radiesse pode ser feito a partir dos 30 anos de idade, quando costumam aparecer as primeiras rugas e sinais de envelhecimento e é contra-indicado para gestantes e mulheres no período de amamentação.
Com o passar do tempo, não há pele que supere a perda de colágeno, deixando aparecer os primeiros sinais da idade, ou seja, as rugas e linhas de expressão. Porém, atualmente, temos sorte, pois a tecnologia estética tem se desenvolvido a cada dia para criar tratamentos cada vez mais revolucionários. Radiesse é um deles, preenchimento facial natural e de longa duração. Substância que reproduz as células de colágeno.
O preenchimento é um procedimento rápido, que ameniza as rugas e as linhas de expressão, desde as mais superficiais até as mais profundas. Aplica-se materiais específicos sob a pele, em rugas e depressões, que amenizam consideravelmente a sua profundidade, restaurando o contorno e volume do rosto e melhorando do aspecto da região tratada.
• Mãos: com o passar dos anos, as mãos apresentam uma aparência esquelética e as veias se tornam saltadas e aparentes por baixo de uma pele fina. Utilizando o Radiesse, essas áreas são preenchidas, disfarçando as veias e clareando a pele.
• Nariz: a aplicação do produto é ideal para quem apresenta pequenas irregularidades em dorso nasal.
• Bochechas: o produto pode ser injetado nessa região a fim de projetá-las, conferindo-lhe um discreto volume.
ATENÇÃO: A aplicação de radiesse deve ser realizada por um médico de confiança.
MICROAGULHAMENTO
O microagulhamento ou a indução percutânea de colágeno (IPCA) tem atraído muito a atenção das pessoas que apostam em tratamentos clínicos ou estéticos para cuidar da beleza da pele, pois pode tratar diversos aspectos da pele, especialmente facial. Ameniza manchas, deixa a pele incrivelmente renovada com a redução de cicatrizes de acne, rugas e estrias
As indicações do tratamento são diversas, mas as principais são:
🔸Redução do melasma;
🔸Redução de cicatrizes de acne;
🔸Redução de rugas;
🔸Redução/melhora de estrias;
🔸Melhora de poros e textura da pele;
🔸Redução de cicatrizes traumáticas e/ou cirúrgicas.
ATENÇÃO: Microagulhamento deve ser realizado exclusivamente por médicos habilitados, nunca por profissionais não médicos, e nunca pelo paciente em casa pelo risco de complicações muito sérias como desenvolvimento de cicatrizes, escurecimento da pele e infecções. A técnica exige o uso de creme de anestésico ou a utilização de anestesia local para minimizar qualquer desconforto, a depender do comprimento de agulha utilizada e experiência do profissional. Deve ser sempre realizada em um consultório médico, precedida de toda antissepsia necessária e cuidados de biossegurança esperados em qualquer procedimento cirúrgico.
Subestimar esses cuidados com o paciente é aumentar o risco de complicações que comumente são raras quando o procedimento é realizado por um profissional bem treinado e em um ambiente adequado.
MESOTERAPIA
A mesoterapia consiste na aplicação de substâncias medicamentosas na pele, abaixo dela ou nos músculos, com finalidades específicas. Normalmente ela é aplicada para tratamento de estrias brancas, celulite, gordura localizada e até mesmo queda de cabelo. Podem ser aplicados diversos compostos, que são mesclados conforme a queixa do paciente.
A mesoterapia é um tratamento estético feito com aplicações de medicamentos combinados. Ele é muito procurado para reduzir aquelas gorduras localizadas e deficiências dermatológicas em geral. A combinação de medicamentos é variável de acordo com os objetivos e necessidade particular de cada paciente. A mesoterapia pode ser adotada em tratamentos no rosto. O procedimento é voltado para um tratamento local, o que intensifica os resultados e reduz a probabilidade de ocorrência de efeitos colaterais.
Eles são produzidos pela combinação de substâncias que podem oferecer diferentes resultados. Eles são combinados de acordo com os objetivos e necessidades dos pacientes. São utilizados diversos parâmetros para as escolhas, para que assim não ocorra complicações e consequências para a saúde do submetido ao procedimento.