Você sabe o que causa tendinite no polegar?
Trata-se de uma inflamação ou lesão em algum tendão do corpo, o cordão fibroso que liga o músculo ao osso. A doença pode se manifestar em qualquer um dos mais de quatro mil tendões que temos, como nos ombros, nos joelhos, nos pés, nos pulsos, nos braços, nos cotovelos, nas mãos e nos polegares. A tendinite no polegar se manifesta principalmente em adultos entre 30 e 50 anos, sobretudo em mulheres.
As causas ainda são investigadas, mas os pesquisadores acreditam que elas sejam multifatoriais:
- Uso excessivo do celular: Quem é que não depende do aparelho para quase tudo nos dias de hoje, não é mesmo? Fortalecer os músculos das mãos é importante para prevenir a doença.
- Artrite reumatoide: Doença inflamatória que atinge as articulações. Por ser um fator de risco, é importante adotar hábitos de vida saudáveis e seguir o tratamento à risca para evitar o comprometimento dos tendões.
- Movimentos repetitivos: Os movimentos repetitivos são observados principalmente no ambiente de trabalho, em especial em tarefas feitas à mão por um longo período. Logo, é de fundamental importância preparar o corpo antes de iniciar as atividades.
- Falta de alongamento: Antes de qualquer atividade a ser executada por um longo período ou feita regularmente, em especial as que exigem grandes esforços ou as repetidas, é recomendado alongar o corpo para aquecê-lo. Se isso não for feito, as chances de desenvolver tendinite com o passar do tempo aumentam.