41 99119-3824
Quando é indicada a cirurgia da apneia do sono?
A cirurgia de apneia do sono é um dos tratamentos indicados para indivíduos que têm sua noite de sono afetada por períodos de apneia obstrutiva, caracterizada pela ocorrência de paradas respiratórias por mais de 10 segundos. Trata-se de um procedimento que visa melhorar o fluxo de ar pelas vias respiratórias, melhorando o ronco e as pausas na respiração.
Estima-se que 40% da população mundial sofra de algum distúrbio do sono, sendo que o ronco e a apneia são justamente os problemas mais comuns entre os pacientes. Levando em consideração que uma noite mal dormida pode comprometer significativamente o funcionamento do organismo, a cirurgia de apneia do sono destaca-se como uma alternativa para alcançar qualidade de vida e evitar problemas de saúde.
Outros sintomas apresentados por pacientes que sofrem de apneia obstrutiva do sono são: Sonolência excessiva; Dificuldade de concentração; Problemas de memória e Dor de cabeça matinal.
A técnica cirúrgica consiste na remoção dos tecidos que estão impedindo a passagem do ar. Em geral, são retiradas as amígdalas do paciente e reposicionados os músculos da faringe para melhorar a respiração do paciente, mas também podem ser associadas a correção de desvio do septo nasal ou outras intervenções. Em todos os casos, a cirurgia de apneia do sono é realizada em ambiente hospitalar e com aplicação de anestesia geral.
Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, a realização da cirurgia de apneia do sono demanda uma análise criteriosa do histórico clínico e estado de saúde do indivíduo. Além disso, o otorrinolaringologista responsável por conduzir o tratamento solicitará exames laboratoriais específicos, além de encaminhar o paciente para realizar uma avaliação cardiológica e anestésica antes da cirurgia.
VOLTAR