No dia a dia os profissionais da área de saúde utilizam roupas brancas. Essa tradição pode ser explicada se pensarmos que muitas doenças são ocasionadas pela falta de assepsia e, por essa razão, a partir do final do século XIX, o uso de roupas brancas e limpas viraram norma em hospitais.
Entretanto, nas salas de cirurgia, os profissionais utilizam roupas azuis ou verdes. Será que existe uma explicação para isso? Claro que existe! Você já percebeu que o azul e o verde são cores análogas ao vermelho (cor do sangue humano)? Cores opostas produzem uma ilusão de ótica conhecida por “fantasmas de cores complementares”.
Todos sabem que durante a cirurgia os profissionais olham fixamente para o vermelho do sangue. Caso as roupas e paredes fossem brancas, seria um verdadeiro festival de “fantasmas” azuis-esverdeados para todos os lados. Definitivamente, não seria fácil lidar com isso, principalmente em uma situação tão delicada como uma cirurgia. Certamente, essa ilusão de ótica prejudicaria muito a visão dos médicos, atrapalhando inclusive a concentração.
Nessa situação, o uso de cores frias, como o verde e azul, oferece uma constante atualização do cérebro, deixando-o mais sensível ao vermelho, além de proporcionar conforto na visão, melhorando assim a concentração desses verdadeiros heróis.