O sangramento nasal, chamado epistaxe, é uma das principais urgências otorrinolaringológicas e ocorre devido ao rompimento de vasos sanguíneos do nariz. .
Entre as diversas causas, fatores externos como traumas, corpos estranhos, medicações nasais e ressecamento da mucosa aumentam a fragilidade dos vasos, podendo resultar em sangramento. .
Alterações sistêmicas do organismo também podem estar relacionadas à epistaxe, como hipertensão arterial, distúrbios da coagulação, doenças vasculares ou até mesmo tumores. Durante o inverno, a umidade relativa do ar diminui e os sangramentos nasais se tornam mais frequentes. .
Uma boa forma de prevenção desses episódios de sangramento é a realização de lavagem nasal diária com soro fisiológico.
.
outras medidas que podem ser tentadas para controle do sangramento nasal, por exemplo, compressão da parede lateral do nariz em direção ao septo por alguns minutos, com a cabeça levemente inclinada para frente. Compressas geladas na face também podem ser utilizadas. .
Em caso de sangramento persistente ou episódios recorrentes, mesmo que limitados, um otorrinolaringologista deve ser consultado para esclarecimento diagnóstico e tratamento adequado.
Por que o nariz sangra quando o tempo está seco?