41 99119-3824
Osteoporose

A fratura do fêmur acontece quando surge uma fratura no osso da coxa, que é o mais comprido e mais forte osso do corpo humano. Para fraturar esse osso, portanto, é necessária muita pressão e força, o que, geralmente, acontece em acidentes automobilísticos ou em decorrência de queda de grande altura, por exemplo.


Em pessoas idosas, esse tipo de fratura também pode acontecer na cabeça do fêmur, região que se articula com o quadril. Entre os idosos, essas fraturas são três vezes mais comuns em mulheres, uma vez que, nessa etapa da vida, ocorre uma redução na formação óssea causada principalmente pela menor produção de hormônios. Com ossos mais fracos, aumentam os riscos de fraturas na coluna, punhos e quadris. É importante observar que embora seja, geralmente causada por queda, a fratura pode acontecer devido a uma simples torção da perna ao caminhar, por exemplo.


Na maioria das vezes, o tratamento para fraturas do quadril é cirúrgico, variando entre a fixação da fratura ou a artroplastia de quadril.


Para prevenir as fraturas do quadril, são indicadas correção da osteoporose com suplementação de cálcio e vitamina D e utilização de medicações que aumentem a formação óssea ou diminuam a reabsorção. Também é importante diminuir os riscos de queda entre idosos por meio de cuidados simples como instalação de corrimão em banheiros, retirada de tapetes da casa, manutenção da função muscular e atenção com a saúde ocular.

VOLTAR