Impacto femoroacetabular
O impacto femoroacetabular, trata-se de uma das patologias mais comuns no quadril. Porém, o impacto femoroacetabular não ocasiona apenas o desconforto, dores e limitações da articulação do quadril.
O que é o impacto femoroacetabular? A articulação do quadril é classificada como bola e soquete. Os movimentos da articulação do quadril acontecem através de um “rolamento” entre a cabeça do fêmur e o acetábulo. Quando este rolamento, onde não deveria haver atrito entre as estruturas ósseas, não acontece de forma funcional e equilibrada, temos um quando de o impacto femoroacetabular.
O resultado é um bloqueio mecânico dos últimos graus de movimento desta articulação. Como a região sofre constantes impactos, a região da borda lateral do acetábulo acaba sofrendo micro traumas. Isso pode causar tanto danos funcionais, como perda de força e mobilidade, dores e outros, até o desgaste da cartilagem, que causa lesões labrais.
Como o quadril é uma articulação extremamente móvel e com grande utilização no dia a dia, o impacto sequencial nesta região pode gerar lesões, dores e comprometimento do funcionamento normal da articulação.