41 99119-3824
Escoliose: Quando buscar ajuda

Aposto que você já ouviu falar sobre escoliose diversas vezes, sem dúvidas. Mas você sabe exatamente o que ela é? Uma curvatura anormal da coluna, inclinando-a para um dos lados do tronco, com uma aparência de um “S” ou um “C” quando olhamos a pessoa de costas.

Os principais tipos de escoliose são:
- Congênita: Desde o nascimento, geralmente causadas por uma má formação das vértebras como causa da deformidade.
- Neuromuscular: Essa escoliose é desenvolvida devido a problemas neurológicos, como paralisia cerebral ou distrofia muscular.
- Idiopática: Sem causa definida, a escoliose idiopática é a mais comum de todas. A idade do início e grau de deformidade, são fatores determinantes nestes casos.
- Degenerativa: Deformidade vertebral causada pelo processo degenerativo da coluna vertebral, geralmente em pessoas com mais idade.

O diagnóstico de escoliose é realizado através de avaliação clínica ortopédica e exames complementares adequados. A escolha do tratamento leva em conta, principalmente, o tipo de escoliose, grau de deformidade e idade do paciente.

Fazem parte do tratamento a atividade física, o uso de coletes, fisioterapia e até cirurgia em casos mais avançados. Uma avaliação e um início precoce do tratamento são muito importantes para uma boa evolução⠀
clínica.

Agende já sua consulta, cuide-se!
(41) 3282-3824
(41) 99119-3824
R. João Angelo Cordeiro, 794 - São José dos Pinhais - Paraná

VOLTAR