41 99119-3824
É possível tratar a osteoporose sem medicamento?

As medidas não farmacológicas são o pilar central no tratamento da Osteoporose, devem ser esclarecidas e indicadas à todos os pacientes. Um aporte nutricional adequado, com ingestão diária de cálcio em torno de 1.200mg deve ser estimulado. A suplementação de cálcio só está indicada se não for possível obter a quantidade total através da alimentação.

Ingestão de bebidas alcoólicas, assim como o tabagismo, devem ser desestimulados, visto que ambas implicam diretamente em maior reabsorção óssea.

Identificação de fatores de risco para quedas devem ser buscados durante todo o acompanhamento médico, bem como estratégias de prevenção para as quedas devem ser revisadas em todas as consultas.

Atividade física. Em termos de aumento de massa óssea, apenas atividades que tenham certo impacto são capazes de promover benefício. Porém, ao se tratar de prevenção de quedas, basicamente qualquer atividade apresenta benefícios satisfatórios.

Devemos ressaltar que a atividade prescrita deve ser adequada com as limitações de cada paciente e sempre acompanhadas de profissionais competentes.

VOLTAR