Dor de ouvido: causas e tratamentos

Apesar de ser um quadro corriqueiro, é fundamental buscar o acompanhamento médico especializado tão logo perceba a dor de ouvido. O diagnóstico precoce auxilia no tratamento adequado do caso e possibilita a recuperação da qualidade de vida do paciente.
O que pode causar dor de ouvido? Existem vários fatores que podem desencadear a dor de ouvido. Entre as causas mais conhecidas então as otites. Porém, mesmo outras situações podem gerar desconforto na região do ouvido, ainda que ele não esteja inflamado ou infeccionado.
A intensidade da dor no ouvido pode variar de um paciente para outro, passando de um desconforto leve para um mais intenso. Além disso, alguns sintomas podem acompanhar a dor de ouvido, tais como: febre, coceira, irritação, tontura ou vertigem, vermelhidão ou inchaço atrás da orelha, perda de apetite, inchaço ao redor do ouvido, sensação de ouvido tampado, perda de audição, paralisia ou redução da movimentação dos músculos faciais, drenagem de Secreção pelo ouvido, lesões ou feridas na orelha, dificuldade para iniciar ou manter o sono, principalmente nas crianças.
A partir do relato feito pelo paciente ou seu responsável — quando se trata de uma criança — o médico fará o exame físico completo dos ouvidos (com um otoscópio), do nariz e da garganta. Geralmente, o otorrino consegue identificar a causa da dor de ouvido com o exame físico, mas se necessário ele solicitará outros exames otorrinolaringológicos ou sugerirá avaliação de outro especialista na suspeita de dor de ouvido reflexa – como um dentista, por exemplo.