Como funciona a lobuloplastia?

A cirurgia plástica para corrigir orelha rasgada não costuma ser uma operação de muitos riscos ou contra indicações, sendo frequentemente um procedimento ambulatorial, sem necessidade de internação hospitalar.
O procedimento é feito por anestesia local e, na maioria dos casos, sem sedação, e consiste em reconstruir o lóbulo da orelha através de incisões na área rasgada e sutura das incisões, de maneira a dar um contorno adequado ao lóbulo da orelha (a parte mais carnuda e macia da orelha, onde geralmente se fazem os furos para brincos).
O tamanho das incisões dependerá do tamanho do rasgo na orelha. Se for apenas um pequeno alargamento do furo de brinco, o cirurgião poderá apenas retirar a pele em volta do furo e fazer uma sutura para fechar o buraco criado pelas incisões.
É importante salientar que, mesmo sendo de pequeno porte, a lobuloplastia é uma cirurgia plástica, devendo ser feita por um profissional experiente e após uma consulta médica completa, com exames pré-operatórios para atestar a saúde da paciente, caso seja necessário.
Uma cirurgia geralmente rápida, com durabilidade de 30 a 60 minutos (dependendo do tamanho do rasgo e da necessidade ou não de se operar as duas orelhas), e a paciente pode voltar para a casa no mesmo dia, caso esteja em boas condições.